Good Company Full Rich Madeira


Eu gosto muito de vinhos de sobremesa e isso inclui os vinhos do Porto e vinhos da Madeira. A Ilha da Madeira é, como o próprio nome diz, uma ilha pertencente a Portugal, que é pequena, mas que tem, pra mim, uma peculiaridade bem interessante: faz vinhos!

Sim, os vinhos da Madeira são um capítulo à parte na história dessa bebida. Apesar de fazerem vinhos secos também, os vinhos fortificados (estilo vinho do Porto) são os mais conhecidos. Mas a similaridade fica só por conta da forma da produção, pois os vinhos da Madeira, em geral, são bem diferentes.

O Good Company, por exemplo, é um vinho feito com a uva Tinta Negra Mole, dando um vinho de cor atijolada, com aromas de frutas secas (principalmente figos) e com sabor bem acentuado dessas mesmas frutas e claro, com o álcool aparente (não poderia ser diferente, com 19% de álcool).

É aquele tipo de vinho para se beber aos poucos (e se possível, com vários amigos), apreciando cada gole, devagar. Com sobremesas à base de baunilha vai bem, mas com chocolate e café (talvez um tiramussú) vai melhor ainda.

Os vinhos da Madeira não são tão populares no Brasil, mas são muito bons. Encontrar um bom exemplar não é fácil, principalmente com um preço acessível. Esse chega nessa categoria, custando em torno de 90 reais na Decanter.

Se você pretende se aventurar por essas terras, vale a pena passar por esse. Mas prepare o bolso, porque pode vir coisa muito mais cara pela frente.

Um abraço

Daniel Perches


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *