Foloi 2011 – vinho grego branco

Não é muito comum eu beber vinhos da Grécia. Já provei alguns antes (veja todos os posts sobre vinhos gregos aqui) e sempre que bebo algo daquele país, fico criando um cenário no meio dos vinhedos um tanto quanto paradisíaco. Imagino o pessoal feliz, numdia ensolarado, trabalhando nos vinhedos felizes e contentes. Depois prepararam uma bela refeição super saudável, com ingredientes muito frescos e todos muito saborosos.

foloi_2011É, pode ser que não seja exatamente assim (e infelizmente, em tempos de crise, sabemos que o cenário em alguns lugares da Grécia é o oposto), mas eu gosto de manter a fantasia quando bebo vinhos gregos.

Então, pensando nesse clima maravilhoso que eu acabei de contar, eu abri o Foloi Peloponnese 2011, um vinho branco feito com a uva Roditis, típica da região. E o interessante é que a Roditis é tinta, mas esse foi vinificado em branco, ou seja, colheram as uvas, prensaram e tiraram rapidinho as cascas, pois estas é que dão cor ao vinho (a polpa da uva é branca).

Desse trabalho surgiu um vinho delicado e leve, com alguns toques cítricos muito legais no nariz. Na boca é um vinho que não tem muito corpo, mas que segura a onda se for preciso acompanhar uma comida leve. Para mim foi ótimo como aperitivo mesmo, sendo provado com alguns queijos leves. Dessa forma ele harmonizou bem e pela sua leveza, acabou até rápido demais. E isso para mim é um bom sinal.

O Foloi foi trazido pela Winelands como Seleção do mês de Abril/2013.

Um abraço

Daniel Perches

 

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>