Fattoria Ródano Chianti Classico 2004

rodano_header

Comparar vinhos é algo bem bacana, principalmente se você já tem algum histórico sobre outras safras, ou até mesmo sobre outros rótulos bebidos da região ou do produtor.

E foi com esse propósito que degustamos recentemente o Fattoria Ródano Chianti Classico 2004, que eu comprei em uma viagem à Itália, junto com um vinho de Bordeaux, o Chateau Lagarette 2004 (veja o post aqui). A degustação, sem nenhum critério técnico (só hedonístico, ou seja, de puro prazer), tinha como objetivo juntar dois bons vinhos da safra 2004. Por acaso foi um da Itália e um da França.

fattoria_rodano_chianti_classico_2004E tenho que contar que esse deve ter sido o melhor Chianti Classico que eu já bebi até hoje. Não sei se foi porque estava um pouco mais evoluído e os que eu bebi anteriores dessa região foram bem mais novos, mas o fato é que esse para mim estava espetacular. Eu pensava que Chianti Classico era mais intenso, encorpado e às vezes até parecia um Brunello di Montalcino (sim, amigos catedráticos, podem acabar comigo agora), mas o fato é que esse, com 10 anos de vida, estava bem mais leve de corpo, mas muito mais complexo tanto de aromas como de sabores.

Na taça já estava até mais clarinho e eu até diria que essa foi a hora boa de se abrir ele. No nariz aqueles aromas de terra molhada, de couro, de madeira seca, que tanto encantam nos bons vinhos italianos. Na boca um espetáculo de sabores que lembravam os aromas, junto com uma excelente acidez. Ou seja, um excelente vinho.

Eu acho que esse ainda não está no Brasil, mas se chegar, já dá para ficar de olho, porque vale a pena. E se for para a Itália, pode comprar lá. Não é dos mais baratos, mas sabemos que na fonte, tudo custa bem menos do que aqui, então fica a dica.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>