Espumante Terras do Demo Branco Brut 2009 – tem coragem?

Recebi esse vinho através do Clube Winelands. Veio junto com outros vinhos portugueses que me pareceram bons, mas esse espumante, chamado “Terras do Demo”, não tinha como passar sem ser notado.

Com um nome desses, quem é que não fica curioso, ou até mesmo temeroso, pra beber? Foi só uma questão de meses na minha adega (por pura falta de tempo) que eu matei minha curiosidade em relação a esse espumante.

Produzido na região demarcada de Távora – Varosa, que fica entre o Douro e o Dão, é feito com a uva Malvasia Fina. Essa uva produz, em geral, vinhos com toques bem florais e o Terras do Demo Brut não fugiu à regra. Dava pra perceber claramente toques de flores na taça, misturado com aromas de frutas brancas bem maduras.

Na boca é leve e delicado, com uma boa acidez, que não vai incomodar aqueles que não gostam de espumantes que são muito ácidos. Serviu muito bem pra mim como aperitivo e depois acompanhou alguns queijos que eu tinha por aqui, tanto os maturados quanto os brancos como brie, foram bem. Não acho que seja um espumante pra acompanhar comidas mais fortes, mas pode ir muito bem com peixes grelhados e frutos do mar, como um camarão à paulista, por exemplo.

Tem coragem de tentar?

Se quiser saber mais sobre os vinhos e espumantes Terras do Demo, visite o site da Cooperativa Agrícola do Távora.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>