Espumante Salton Gerações Antonio Domenico Salton

Salton fachada

O espumante Antonio Domenico Salton foi lançado em 2012 e recentemente participou de um Winebar, a degustação ao vivo via web. Como é um dos espumantes top da vinícola, eu já imaginava que fosse agradar e não deu outra.

salton_geracoesCom o nome dado em homenagem ao fundador, a linha Gerações vai homenagear diversas pessoas que fizeram a história da Salton ao longo dos seus mais de 100 anos de história. Homenagem justa por sinal, afinal de contas a vinícola transformou-se numa das maiores do Brasil. Além do nome há também um adjetivo, que no caso do Sr. Antonio é “Desbravador”, pois foi ele quem veio da Itália para o Brasil e começou a plantação. Se você reparar no rótulo, verá que tem um barquinho ao lado. É o símbolo que encontraram para fazer a referência.

Esse espumante é feito com 50% de Chardonnay e 50% de Pinot Noir e ficou “estagiando” com as leveduras por 3 anos, um tempo bastante longo, que tem como resultado um espumante intenso, com muitos aromas de fermento, frutas brancas, leve toque de baunilha e mel e na boca com bastante corpo. É daqueles espumantes que estão mais para acompanhar uma refeição do que simplesmente para um brinde. As harmonizações podem ir desde as “clássicas”, com ostras por exemplo, até as mais inusitadas como carnes bovinas e suínas.

Com esse espumante a Salton confirma a vocação brasileira para fazer essa bebida com qualidade. Vale a pena conhecer.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>