Espumante Rose Granit Brut

Rosé Granit

Em meio às comemorações de Natal e Ano Novo, eu resolvi parar um pouco com os tintos e me dedicar mais aos espumantes, brancos e rosés. E deu certo. Tive happy hours e refeições mais refrescantes e leves.

Rosé GranitForam vários vinhos e espumantes, de diversas nacionalidades e um deles foi esse, o Rose Granit, feito com a uva Gamay, na região de Beajoulais, na França. Essa uva é bem famosa na região e o vinho mais conhecido é o Beajoulais Nouveau, um vinho leve e fácil de beber, que tem como principal característica ser o primeiro a ser comercializado no ano (mas isso é assunto para outro post).

Além de tinto, é possível fazer espumante rosé também, como esse, com a Gamay. E foi o que o Domaine Franck Besson fez. O resultado foi bem legal, com uma cor laranja clara, perlage fina (as bolhinhas), aromas adocicados no nariz e sabor do mesmo jeito. Um espumante leve e fácil de beber. Para o pessoal que gosta daqueles mais docinhos, esse pode ser uma boa pedida, transitando bem entre o seco e o doce, mas sem enjoar.

Não sei quem comercializa no Brasil, mas acho que não é um espumante caro. Esse veio para mim na seleção de vinhos da Winelands, o Clube de Vinhos que eu assino.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>