Espumante Dal Pizzol Brut Rosé

dalpizzol_header1

Sim, meus amigos seguidores do Blog Vinhos de Corte. Por aqui, principalmente nas épocas mais quentes do ano, fala-se muito mais de espumantes, brancos e rosés. Eu não deixo de beber meus vinhos tintos, mas esses mais refrescantes acabam sendo preferidos por motivos óbvios (além de minha preferência de gosto mesmo).

E estou com alguns espumantes da Dal Pizzol para provar e o primeiro foi esse, o Dal Pizzol Brut Rosé, que é feito com as uvas Chardonnay e Pinot Noir. Apesar de haver um pouco de uvas brancas (a Chardonnay, no caso) na elaboração, a tinta da Pinot Noir prevalece fortemente na cor desse espumante, deixando-o com um tom cereja bem intenso.

É um espumante que tem aromas mais adocicados, mas atenção, ele é seco. Aliás, é sempre bom lembrar: quando vier escrito “Brut” no rótulo, pode saber que o espumante será seco.

dalpizzol_Brut_RoseNa boca ele tem sabores que lembram frutas vermelhas frescas e é bastante intenso, daqueles que podem servir facilmente para acompanhar uma entrada como bruschettas (aquele pão italiano servido em fatias e com alguns recheios), queijos amarelos maturados, mas também pode ser uma boa para acompanhar um prato feito com camarão, por exemplo. Outra idéia que me veio à cabeça quando provei foi tentar com Strogonoff, mas ficou só na idéia mesmo. Se alguém tiver a oportunidade de fazer essa harmonização, eu gostaria de saber se deu certo.

Para saber mais sobre a Dal Pizzol, acesse o site deles. É uma vinícola tradicional da região de Bento Gonçalves (mais especificamente em Faria Lemos) que faz os vinhos e espumantes que levam o nome da vinícola, mas também têm uma outra linha que é bastante conhecida, a “Do Lugar”. Eles têm também um suco de uva que eu gosto bastante e que vale a pena provar.

Em breve venho com outros espumantes deles aqui.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>