Éden, o vinho fortificado da Vinícola Perini

vinicola_perini_header

Aqui no Brasil não temos o costume de beber vinhos de sobremesa. Nem os Portos, que são os mais famosos, não são bebidos com frequencia. Uma pena, porque é uma delícia terminar uma refeição com um bom vinho de sobremesa, acompanhando um queijo azul (gorgonzola, roquefort, stilton, etc) ou as sobremesas mesmo.

Aí a regra (caso você queira seguir) é que a doçura do vinho deve acompanhar a doçura da sobremesa. Ou seja, para as sobremesas mais leves, com frutas por exemplo, prefira os vinhos mais leves (e isso vale para tortas com recheios brancos, bolos brancos, chantilly, etc). Já para aquelas com chocolate, calda de chocolate, etc, pode partir para algo mais forte e os portos entram aí muito bem.

perini_edenEu mesmo, que gosto bastante de vinhos de sobremesa, estava há algum tempo sem beber algo desse tipo até que me apareceu o Perini Éden, um vinho licoroso feito com uvas brancas. Quando falamos em “vinho licoroso” estamos falando de um vinho seco feito com uvas que provavelmente estão sobremaduras (colhidas tardiamente) e depois da vinificação tem a adição de licor de uva. O resultado é um vinho com uma alta graduação alcóolica e em geral muito aromático.

E o Perini Éden é assim: no nariz tem frutas e flores, lembrando toques de laranja e mel. Na boca é intenso, corpulento e claro, bem alcóolico, mas sem perder o sabor das frutas e o leve cítrico que também aparece. Em tempo, sentir aromas de álcool nesse tipo de vinho não é nenhum problema e sim uma característica dele.

Provei o Perini Éden com um bolo “Petit Gateau” e foi legal, mas acho que ficou melhor com um gorgonzola.

Para conhecer mais veja o site da Vinícola Perini. Esse custa em torno de 40 reais no mercado.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>