Domaine La Bonnelière Cabernet Franc Cuvée Tradition 2010

Os vinhos do Vale do Loire podem surpreender sempre. Pode ser por uma elegância que não estávamos esperando em determinado vinho, pela acidez em outro ou pelo “conjunto da obra”, como ocorre mais frequentemente. E foi o que aconteceu comigo agora.

La_Bonneliere_2010Depois de voltar de uma viagem para a Argentina e provar alguns vinhos feitos com Cabernet Franc que parecia que eu tinha enfiado meu nariz dentro de um matagal, tanto era o aroma herbáceo, eu me senti um pouco “cansado” dessa uva e estava disposto até a dar um tempo, mas aí surgiu esse Cabernet Franc feito exatamente lá no dito Vale do Loire. Relutei um pouco para abrir esse vinho, mas pensei que eu sempre (ou quase sempre) tive boas surpresas com essa região, então decidi topar o meu próprio desafio. E também, se estivesse muito herbáceo, eu poderia simplesmente trocar de vinho e pronto, não é mesmo?

Mas não, o La Bonnelière Cabernet Franc Cuvée Tradition 2010 não tem nada disso. Elegante e austero, é um vinho “básico” que não tem pretensão de ser uma porrada de aroma verde no seu nariz. Frutas vermelhas, leve toque terroso e um pouquinho de pimenta foi o que eu encontrei no nariz. Na boca tem um corpo médio e um tanino bem forte. Deu até para acompanhar um frango recheado numa boa (não foi a melhor combinação, mas deu certo).

Então fica a dica para quem também estiver cansado de mato no nariz, esse Cabernet Franc não vai te deixar na mão. A importação é feita pela Cave Jado no Brasil e custa em torno de 60 reais.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>