Conte di Monforte Primitivo di Manduria DOC 2011

conte_monforte_header

Depois de ter visitado a Puglia, região sul da Itália, eu fiquei ainda mais fã dos vinhos de lá. Se você resolver visitar, vai encontrar um povo super amigável, excelente comida e ótimos vinhos. É de lá que vem o Primitivo di Manduria, bastante conhecido no mundo inteiro e aqui no Brasil não está entre os “Top10”, mas é relativamente fácil de se encontrar, pois todas as grandes e médias importadoras têm algum em seu portfólio.

conte_Monforte_primitivoFazia já algum tempo que eu não bebia um Primitivo, até que o Conte di Monforte Primitivo di Manduria DOC 2011 chegou para mim pelo Clube de Vinhos da Evino (que eu testei por 3 meses).

O legal dos Primitivos di Manduria é que, em geral, eles têm aquele toque mais adocicado, típico da uva nesta região, mas também têm um toque mais herbáceo, deixando o vinho mais interessante e menos enjoativo.

Esse especificamente tinha até bastante dulçor, tanto no nariz quanto na boca, mas com uma boa comida, ele ficou bem bacana.

Vale a pena conhecer os vinhos feitos com Primitivo. E se você gostar, pode até fazer uma comparação com um Zinfandel da Califórnia, por exemplo. É a mesma uva, com nome diferente e claro, um terroir bem distinto, mas que no fundo se parecem. Esse é um vinho que custa um pouco abaixo de 100 reais. Você vai encontrar Primitivos mais baratos, mas esse tem realmente uma qualidade superior (o que pode, em parte, justificar o preço).

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>