Começando a contar a minha viagem por Portugal e Espanha

barcelona

Nos últimos dias (setembro/2014) eu estive em Portugal e na Espanha. Passei pelo Douro e pelo Alentejo, duas terras famosas pelos vinhos produzidos e depois fui até Barcelona para conhecer a vinícola Freixenet.

Foram 10 dias de viagens, várias visitas e um pouco de passeio. Durante esse período eu aprendi bastante coisa sobre os vinhos e casas que visitei, conheci novos rótulos e pude ouvir um pouco dos produtores sobre essa nova safra, a de 2014, pois estive lá em plena colheita.

E visitar as regiões produtoras de vinhos durante esse período é uma loucura, pois obviamente estão todos sempre muito atarefados, mas tem também seus benefícios. Pude fazer duas coisas que me marcaram muito.

Uma foi a colheita, que mesmo que só “simbólica” (colhi duas fileiras de uvas), foi muito interessante ver como o pessoal trabalha, principalmente no Douro, onde as montanhas são íngremes e não é nada fácil fazer esse trabalho.

Outra experiência muito legal foi a pisa a pé, uma técnica muito antiga para a produção dos vinhos, mas que ainda é utilizada para o vinho do Porto. Ver toda aquela gente trabalhando por horas a fio, com o objetivo de fazer o melhor possível para que o vinho saia perfeito é no mínimo emocionante.

Nos próximos posts vou contar sobre essas experiências e sobre as vinícolas que visitei e os vinhos que provei. Espero que goste e que ajude a escolher seus rótulos.

Volto pra casa já com saudades do calor do Douro, da frenética e linda Barcelona e da animação dos produtores ao verem suas uvas chegando nas vinícolas. E que venham logo os vinhos de 2014.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>