Coletânea Três Décadas – Caixa especial de Don Melchor com 6 safras históricas

Don_Melchor_geracoes

Chega ao Brasil mais um item para os colecionadores de Don Melchor. Com apenas 50 caixas, das quais 12 destinadas ao Brasil, a VCT apresenta a coletânea Três Décadas com seis safras cuidadosamente selecionadas, do exclusivo vinho Don Melchor e convida os apreciadores do produto a descobrir o extraordinário potencial de Don Melchor ao longo de suas 23 edições e seu consistente desenvolvimento pelo tempo, como o primeiro e único vinho chileno com essa trajetória e responsável por representar o potencial do Chile como produtor de vinhos de classe mundial.

Composta pelas colheitas de 1988, 1993, 1999, 2001, 2005 e 2007, a coleção Três Décadas, recebe a assinatura do enólogo Goetz von Gersdorff para as safras de 1988 e 1993; e de Enrique Tirado, para as correspondentes a 1999, 2001, 2005 e 2007. A reunião dos vinhos constata a fiel expressão de um cabernet sauvignon proveniente de um terroir excepcional, como é o Vinhedo de Puente Alto.

O legal dessa caixa é poder provar vinhos feitos pelos dois enólogos e obviamente fazer as comparações. Tirado me parece ter um perfil mais moderno e mais “pronto para beber”, já o enólogo anterior fazia vinhos mais longevos.

Ao longo de suas edições, Don Melchor vem demonstrando sua qualidade em várias oportunidades, com destaque em numerosas publicações internacionais, entre as quais a revista americana Wine Spectator, que outorgou altíssimos reconhecimentos a cada uma de suas safras e que, em 2005 e 2006, qualificou as safras de 2001 e 2003, respectivamente, com o quarto lugar na lista Top 100 Vinhos do Mundo.

As caixas custarão R$ 5.000 e estarão disponíveis para venda na VCT Brasil: (11) 3132-9180

O extraordinário terroir de Puente Alto

A somente quatro quilômetros de Pirque, o Vinhedo Puente Alto desenvolve um papel importante na história do vinho chileno, já que foi nessa região que foram plantaradas as primeiras variedades francesas pré-filoxera, que datam no fim do século XIX.

Formado por 127 hectares, agrupados em sete lotes, nos quais é selecionada a proporção ideal de cada um, que transmita qualidades particulares à mistura final de Don Melchor. Uma das características mais importantes de seu terroir é que este se encontra localizado sobre a planície aluvial mais antiga do Rio Maipo, cujo solo é composto por um alto conteúdo de minerais, argila, cascalho e pedras, o que dá uma característica única a Don Melchor ao longo do tempo. É o que se vê claramente demonstrado na coleção Three Decades.

Enrique Tirado explica: “Em Puente Alto, cada safra é minha verdadeira obsessão. Embora utilize a tecnologia para alcançar um conhecimento maior, o ato de observar e sentir cada planta e cada vinho é o que permite conseguir o equilibrio perfeito ano após ano.”

O enólogo – Enrique Tirado

O enólogo Enrique Tirado desenvolveu uma longa e destacada trajetória na Viña Concha y Toro. Chegou à empresa em 1993, como responsável pelas marcas premium e, em 1997, assumiu o cargo de enólogo gerente, com a responsabilidade das marcas super e ultra premium, além do vinho ícone da companhia, o Don Melchor.

Foi sua extraordinária sensibilidade enológica, aliada à sua incansável procura, pesquisa e rigor dos diferentes terroirs, que lhe permitiu ser designado, em 1999, como enólogo exclusivo de Don Melchor, o vinho ícone proveniente do destacado e reconhecido Vinhedo de Puente Alto, localizado aos pés da Cordilheira dos Andes, na margem norte do Rio Maipo.

Em 1997, como fruto da aliança estratégica entre a adega francesa Baron Philippe de Rothschild e a Viña Concha y Toro, nasceu a Viña Almaviva. Para a elaboração da sua primeira colheita, em 1996, e adicionalmente ao seu trabalho com o Don Melchor, Tirado é nomeado coenólogo da Almaviva, junto com Patrick León, diretor técnico da Château Mouton Rothschild. Durante sete anos, trabalharam em conjunto e conseguiram grandes reconhecimentos da crítica especializada internacional. Em 2004, Tirado é nomeado diretor da Viña Almaviva.

A partir de 2001, Tirado trabalhou ao mesmo tempo como assessor e coenólogo na Viña Trivento, filial da Viña Concha y Toro na Argentina. A busca de um terroir perfeito para o malbec permitiu lançar com grande sucesso, em 2005, a primeira colheita do Eolo, vinho proveniente dos antigos vinhedos de Luján de Cuyo, em Mendoza. Sua paixão pelo terroir o levou a desenvolver o primeiro estudo de solos e terroirs desenvolvido no Chile, junto com o Institut National Agronomique Paris-Grignon (INA P-G), uma das mais prestigiadas entidades acadêmicas da França.

Seu rigor e sua constante pesquisa dos temas do solo, clima, manejo agrícola e implementação de novas tecnologias de vinificação, além da extraordinária sensibilidade para compreender e conseguir a melhor expressão, fineza e elegância do cabernet sauvignon, conseguiram levar Don Melchor a uma posição de honra no cenário vitivinícola mundial, entre os grandes vinhos do mundo. Com as colheitas de 2001 e 2003, conseguiu ocupar o quarto lugar entre os vinhos Top 100 do mundo, segundo a prestigiada revista americana Wine Spectator.

Ano a ano, a mistura final de Don Melchor é elaborada em conjunto com Jacques Boissenot, destacado assessor francês dos mais conhecidos châteaux de Bordeaux. É nesse momento que se unem o Velho Mundo e o Novo Mundo.

“O estilo, a complexidade e a fineza de Don Melchor nascem do perfeito equilíbrio entre o solo pedregoso de Puente Alto, o vento frio que desce da Cordilheira dos Andes, o generoso clima do Vale do Alto Maipo, os anos que as parreiras demoram para oferecer suas melhores uvas e o cuidadoso trabalho do homem”, conclui Tirado.

Informações sobre o produto – Três Décadas
VCT Brasil: (11) 3132-9180

Sobre Don Melchor

Don Melchor é o primeiro vinho ultra premium da indústria chilena, lançado em 1989 pela Concha y Toro. É o único com 22 safras premiadas e reconhecidas mundialmente por críticos, enólogos e sommeliers. Apontado por muitos como o melhor cabernet sauvignon produzido no Chile, é uma montagem de diferentes casas detalhadamente loteadas do vinhedo.
www.donmelchor.com

You Might Also Like

2 Comentários

  1. 1
  2. 2

    Simplesmente fantástico,
    Don Melchor é um mito no mundo do vinho, e que é apreciador deve provar,
    Encontrei a execelente safra de 2007 no site http://www.vinhobr.com.br/ por R$300,00.
    E como qual quer um que provar vai ter uma experiencia inescapável deste MITO

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>