Cinco Tierras RB Gran Reserva Cabernet Franc 2009

cinco_tierras_header

Se tem uma uva que tem me marcado durante 2013 é a Cabernet Franc. Tenho “travado lutas” com ela por várias vezes, tentando entender o que ela tem de bom, quais são suas características e no final de tudo, quero mesmo é saber se eu gosto ou não dessa uva. Isso porque eu já fui grande defensor da Cabernet Franc e já comprei muitas garrafas. Não sei se o meu gosto mudou (que é o mais provável que tenha acontecido) ou se os vinhos mudaram, mas é fato que recentemente provei alguns muito herbáceos, o que me deixou um pouco desconfiado. Será que eu gosto mesmo dessa uva?

Então, para tirar a prova, sempre que posso, provo com calma um Cabernet Franc. E foi o que aconteceu com esse Cinco Tierras RB Gran Reserva Cabernet Franc 2009, que participou do concurso do Top5 do Encontro de Vinhos de Campinas (veja resultado aqui). Não ficou entre os 5 melhores, mas depois da degustação eu resolvi provar novamente, sem pressão e para entender o vinho.

A primeira conclusão que eu tiro é que eu nem tinha percebido que era Cabernet Franc, porque para mim essa uva tinha caráter tão herbáceo que nenhum outro aroma ou sabor poderiam participar na taça. Mas esse não é bem assim. É mais elegante, apesar de muito estruturado e intenso. Tem aromas de frutas negras, cerejas maduras, chocolate e um final de madeira molhada. Na boca é redondo mas com muito tanino e eu diria até que é novo e poderia ficar mais tempo em garrafa. É um vinho que precisa de algo para acompanhar, de preferência uma comida bem forte também, com ervas e especiarias.

Esse é um dos vinhos top da Cinco Tierras. Já provei outros (veja tudo sobre a Cinco Tierras no Vinhos de Corte aqui) e gostei da maioria do que conheci. Esse custa em torno de R$ 200,00 e não é pouco dinheiro para arriscar. Então se você tiver interesse em conhecer um Cabernet Franc intenso, potente, mas sem aquele toque herbáceo tão presente, pode ser uma boa investir nesse. Os vinhos da Cinco Tierras são importados pela MS Import no Brasil.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>