Cimbolo IGT 2002

Beber esse vinho me fez lembrar um jantar muito gostoso que tive no restaurante Friccó. Quando fui escolher o vinho, tinha um Chianti da safra de 2002 que estava mais barato que os outros e o sommelier me falou que custava menos porque a safra não tinha sido boa.

Fiquei compadecido com o vinho que estava lá renegado e resolvi provar. É claro que o momento deve ter ajudado muito (era comemoração de aniversário de casamento), mas o fato é que o vinho me supreendeu. E desde então, quando provo um vinho italiano desse ano, lembro-me desse episódio e sempre paro para pensar sobre essa questão de tabela de safras. Como isso é relativo, não é mesmo? Não só de região para região, mas também de produtor para produtor, numa mesma região. Sem dúvida, temos que tomar cuidado com isso.

E dessa vez, ao provar o Cimbolo 2002, que é feito com a uva Sangiovese na região da Umbria (Itália Central) pelo produtor Poggio Bertaio eu também me surpreendi positivamente. O vinho estava ainda bem vivo e potente.

Esse eu provei na Vinea, que por sinal tem um bom catálogo de vinhos da Itália. Apesar de na taça já aparentar um certo envelhecimento, caracterizado pela sua cor rubi escura com grande reflexo granada, no nariz estava parecendo mais jovem. Aromas de frutas em geléia, terroso, um pouco de couro e um leve herbáceo fizeram a dança dos aromas.

Em boca mostrou os taninos ainda um pouco “indomados”, ou seja, ainda amarravam um pouco a boca. Boa acidez e final longo, com toques adocicados e defumados. Essa “amarrada” na boca com certeza deve sair e dar lugar a um final muito mais prazeroso com uma boa comida. Dessa vez eu provei só o vinho, mas não tenho dúvidas que é um vinho gastronômico e que se bem harmonizado, só trará boas surpresas.

Custa 110 reais na Vinea, o que me parece um bom preço para esse vinho que já tem certo envelhecimento e complexidade.

Um abraço

Daniel Perches


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

2 respostas para “Cimbolo IGT 2002”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *