Churchill Cabernet Franc 2006 #cbe

Esse é o vinho do mês de Agosto escolhido para a degustação dos blogueiros que participam da Confraria Brasileira de Enoblogs. Pra quem ainda não conhece, a idéia é bem simples e muito interessante: cada mês um dos participantes escolhe um tema e todos escrevem sobre o vinho, com postagem sempre para o dia 1º do mês.

E sim, dessa vez eu me atrasei. Na verdade eu fiz um vídeo da degustação, mas como estava bastante corrido com o Encontro de Vinhos, acabei não tendo tempo nem de editar o vídeo e nem de postar. Peço então desculpas pelo meu atraso. Como o vinho foi provado, eu escrevo então as minhas impressões sobre ele e o vídeo fica para depois.

Eu já estava com esse vinho há algum tempo em minha adega, esperando uma boa oportunidade para abri-lo. Comprei lá na Enoteca Saint vin Saint, quando li algumas reportagens sobre ele e fiquei curioso. Não só o nome, mas também toda a história dele me deixaram intrigados. O Sr. Nata Churchill, um americano que veio para o Brasil, se encantou com a qualidade das uvas Cabernet Franc que o pessoal da Valmarino produz lá em Pinto Bandeira e fez um acordo com o Guilherme, o enólogo da empresa. A Valmarino produz e vinifica. O Churchill afina em barricas e engarrafa. Legal, não?

Bem, o resultado é um vinho bem estruturado, balanceado e bem prazeroso. Em taça possui uma coloração rubi intensa, com um leve halo de evolução. No nariz os aromas de frutos negros são mesclados com aromas de carvalho, mas nada muito forte. Surgem também aromas de tabaco e até um leve terroso.

Em boca apresenta uma boa estrutura e taninos muito bem cuidados (que foi o que mais me chamou a atenção). Seu final não é dos mais longos, mas é bem correto, sem amargor e sempre chamando para o próximo gole.

Pra mim, é um dos melhores Cabernet Franc do Brasil. Parabéns, Sr. Churchill e Guilherme. Uma obra prima feita a quatro mãos.

Essa safra infelizmente já está esgotada, mas já estou sabendo que vem uma próxima por aí. Como a produção dele é muito pequena, vale a pena ficar ligado pra conseguir uma garrafa.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

2 Comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>