Chateau Smith Haut Lafitte 2004

friendship

Todo mês a Confraria Brasileira de Enoblogs tem um tema, escolhido por um dos participantes. Cada um degusta um vinho em casa e posta sempre no dia 01 de cada mês. E dessa vez foi o Luiz Cola do blog Vinhos e mais Vinhos escolher. Ele sugeriu que a gente abrisse uma garrafa de uma safra de pelo menos 10 anos de idade, ou seja, 2004 para trás.

Achei a idéia excelente, até porque tenho alguns antigos aqui que eu fico sempre esperando a oportunidade certa para abrir, mas eis que me surgiu um vinho e um momento que eu esperava mais ainda, que é o Chateau Smith Haut Lafitte 2004. Esse vinho é do meu amigo Beto Duarte, do blog Papo de Vinho e meu sócio no Encontro de Vinhos.

smith_haut_lafite_2004Quem conhece o Beto sabe que ele é uma grande figura e quem não conhece, precisa conhecer. Seu apelido de “Barão do Vinho” não é para menos. O cara é único e posso dizer que tenho a honra de ser sócio dele, pois sempre que estamos juntos é uma festa e espero que continue assim por muito tempo.

Eu sei que ele tem esse vinho há pelo menos 3 anos e é o tempo que eu venho “tentando abrir”, mas ele resistiu bravamente. Sempre me dizia que teria que esperar 10 anos. E foi assim. Somente em 2014, em minha casa, em uma de nossas reuniões do Encontro de Vinhos, que ele trouxe o vinho para bebermos.

Decantamos, esperamos um pouco (só um pouco, porque não aguentamos muito) e provamos com toda aquela ansiedade guardada por anos. Finalmente tinha chegado a hora. E o momento não poderia ser melhor.

E o vinho? Bem, o vinho é espetacular. Um corte bordalês clássico que ainda estava no auge e poderia até esperar mais (ainda bem que o Beto não pensou nisso), com toda a complexidade que um Grand Cru Classé de Bordeaux deve entregar.

Mas para mim esse foi 100 pontos, não pelo vinho (porque essa pontuação eu deixo para os experts), mas pelo momento.

Valeu, Beto. Que venham muito mais reuniões para bebermos grandes vinhos juntos.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

5 Comentários

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>