Chateau Haut-Methée 2009 – vinho para fechar o dia sem pensar muito

hard_day

Eu raramente escrevo sobre os vinhos enquanto estou degustando eles. Em geral eu provo em algum evento ou degustação, anoto as minhas impressões e depois escrevo o post. Mas algumas vezes, como hoje, eu estou à frente do computador com a taça na mão, preparando o post do dia.
Confesso que gosto disso, pois dá mais vida e detalhe ao que estou bebendo. Então imagine a cena e entenda porque eu escolhi o Chateau Haut-Methée 2009.
Hoje foi uma loucura. Sabe aqueles dias que você corre para todos os lados, algumas coisas dão errado e no final você ainda sai devendo porque não conseguiu completar todas as tarefas? Pois é, foi mais ou menos assim.
O que salvou foi chegar em casa e ver meu filho recém-nascido e minha esposa. Pude dar banho nele e depois colocá-lo para dormir. Terminada a saga, pude relaxar e queria só uma taça (sim, uma taça só, porque posso ter que levantar a qualquer hora, então não dá para beber muito) de vinho. E aí pensei: não queria nada muito complexo, afinal de contas não estava a fim de ficar buscando aromas, pensando no vinho. Queria só beber uma taça de um bom vinho e relaxar.
chateau_haut_metheeE pensando nisso, abri esse Bordeaux “basicão”, feito com Cabernet Sauvignon e Merlot, que não me parecia ser nada complexo. Em geral, temos bons vinhos dessa região, mesmo os mais básicos, aqui no Brasil.
E esse é assim, fácil de beber, sem precisar pensar muito. Aromas de frutas frescas, um leve toque de barrica e um pouco herbáceo no nariz. Na boca é redondo (com um pouco de álcool a mais, por isso é bom resfriar um pouco) e com um pouco de amargor que se resolve com um queijo para acompanhar, por exemplo. É só colocar uma comida que tudo se resolve.
Se você também tem dias cansativos que ao final precisa só de uma taça de vinho, não para pensar no que tem dentro, mas para relaxar com um bom líquido, pode ir nesse. Vai dar certo.
Um abraço
Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>