Château des Estanilles Faugères 2007

chateau_des_estanilles_header

Beber vinho é aprender um pouco sobre história, geografia, literatura, etc. Não que a gente vá correr para os livros toda vez que abre uma garrafa, mas é legal procurar informações sobre os vinhos degustados, principalmente quando aparece algo “diferente”, como esse Château des Estanilles, um vinho produzido na AOC Faugères. Eu realmente não tinha ouvido falar sobre ela e não tem problema nenhum isso acontecer, afinal de contas são muitas as denominações de origem que existem no mundo.

Faugères fica no Languedoc, no sul da França e o Château des Estanilles é uma vinícola que produz vinhos tintos com diversas uvas de forma orgânica, ou seja, sem a adição de agrotóxicos durante todo o processo (veja mais sobre isso neste link do site do Chateau). Esse tem 20% Syrah, 20% Grenache, 20% Carignan, 20% Cinsault e 20% Mourvèdre. Um blend equilibrado com uvas bem interessantes, resultando em um vinho bem agradável.

chateau_des_estanillesSeus aromas lembram as frutas vermelhas mescladas com toques de defumado e fumo, depois passando para algo mais licoroso com o tempo. Na boca é bem macio e até leve, com taninos bem redondos.

Um vinho que me parece bem “coringa” porque dá para harmonizar bem com diversos pratos. Esse eu abri para acompanhar um espaghetti com molho de linguiça de pernil. O molho estava até bem forte e a própria linguiça tem muito sabor e bastante gordura. O vinho aguentou bem, mas ainda acho que ele poderia ter acompanhado melhor um prato um pouco mais leve, sem tanto tempero.

Comprei esse vinho na Cave Jado, que não está mais trabalhando com ele. Infelizmente não sei quem vai trazer ao Brasil. Estava custando R$ 78,00 e vale a pena guardar essa informação para vermos como virá no próximo importador.

Não é um vinho para se guardar por muito tempo, então se tiver um desses aí, beba logo. Está bom agora (2013) e até 2014 ou no máximo 2015 ele pode aguentar, mas eu não arriscaria mais do que isso.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>