Chateau de Tracy e seus incríveis Pouilly-Fumé

Lembro-me da primeira vez que provei um vinho Pouilly-Fumé. Foi numa aula do curso da ABS-São Paulo que eu fiz. Pouilly-Fumé são vinhos franceses, do Vale do Loire, que são feitos com a uva Sauvignon Blanc e passam um tempo em contato com madeira (em barricas).

Isso faz com que tornem-se vinhos complexos e são apreciados no mundo inteiro. Infelizmente não são tão comuns aqui no Brasil e em geral têm um custo elevado, mas sem dúvida vale a experiência.

E quando falamos em Pouilly-Fumé, o Chateau de Tracy é um dos principais que aparecem, tanto em literaturas quanto em degustações, comentários, avaliações, etc. Não é à toa, afinal de contas os vinhedos existem desde 1396 e o Chateau pertence à mesma família desde o século XVI. Aqui no Brasil encontramos esses vinhos na Decanter, que traz alguns rótulos.

Provei o Pouilly-Fumé Mademoiselle de T 2010, que é um vinho jovem, mas já mostrando a que veio. Bastante mineralidade, força e potência no nariz e na boca, além da alta acidez, um sabor muito bom, equilibrado e macio no final. Custando R$ 121, é como eu disse, dentro do que temos de oferta no Brasil, um bom preço.

Depois tive a oportunidade de beber o Pouilly-Fumé 2008, que é um vinho um pouco mais caro (R$ 171), mas que mostrou muito mais complexidade e foi o que me encantou mais. Até provei outro, bem mais caro, mas esse me pareceu muito bom.

Em geral, os Pouilly-Fumé são vinhos que têm longa vida, ou seja, você pode comprar e guardar por um bom tempo. O 2008 me pareceu realmente um pouco jovem, mas não é um vinho que eu guardaria. Se comprar, recomendo beber agora. Sei que pode até aparecer uma maior complexidade posteriormente, mas vale a pena a experiência imediata. Com uma boa comida, vai ficar um espetáculo.

Caso queira se aventurar pelos vinhos do Loire, especialmente pelos Pouilly-Fumé, prove os do Chateau de Tracy. Tenho certeza que não se arrependerá.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>