Cavas Juvé y Camps

juveycamps_header

Um dos principais produtores de Cava (espumante espanhol feito na Cataluña) de qualidade é a Juvé y Camps. A união de duas família deu o nome à vinícola, que hoje está em sua terceira geração, produzindo vários tipos de Cavas e distribuindo para o mundo inteiro.

Em geral (para nossa alegria), Cavas são espumantes que têm um preço acessível. É fácil encontrar um bom Cava por um preço em torno de 50 reais. No caso do Juvé y Camps, falamos de valores um pouco mais altos, mas a qualidade acompanha.

Provei 3 cavas deles e um vinho branco. Gostei muito dos Cavas, que realmente se destacam. O vinho branco pode até ser legal e “virar tendência” como comentado pelo Rodrigo, o Sommelier da Premium Drinks, mas não foi meu favorito. Achei que sobraram aromas e faltou acidez. Na boca o vinho não é tão interessante quanto no nariz. De qualquer forma, vale provar pelo seu corte diferente (e claro, fazer sua própria avaliação e decidir se gosta ou não).

Abaixo conto rapidamente sobre cada um dos cavas.

juveycamps_reserva_familiaBrut Nature Gran Reserva 2009
Muito delicado. Com bastante corpo, tem um primeiro ataque de frutas cítricas, leve tostado e um final muito interessante. É um cava bem encorpado e sério. O vinho não passa por madeira, mas fica 4 anos sobre as borras, então da esse toque mais forte.

Juvé y Camps Cinta Púrpura
Esse leva um pouco de açúcar na hora do degorgement. Sente-se bem no começo, mas depois fica mais seco na boca. Mas não confunda, pois é um Brut.

Gran Juvé y Camps
Mais estruturado, bem fino, toques de levedura. Fica mais de 4 anos descansando antes de ser feito o degorgement. Cava para ser servido em ocasiões especiais ou com uma boa comida para acompanhar, pois vai valer a pena.

E para terminar, quero aproveitar e dar a dica para que você conheça o Venga!, o restaurante espanhol que é um show. Tapas deliciosas e de altíssima qualidade para acompanhar seu vinho ou espumante. Foi lá que eu provei e lembrei dos meus dias em Barcelona (com saudades, é claro).

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>