Castelgiocondo Brunello di Montalcino DOCG 2007

Tenho falado bastante sobre o produtor Frescobaldi por aqui, mas não é por menos. Os caras estão produzindo vinhos na Toscana há mais de 700 anos e depois de tanto tempo e aprendizado, seria praticamente impossível sair coisa ruim de lá, não é mesmo?

E em recente evento realizado pela importadora Ravin, estive com o Stefano Benigni, membro da 30a geração da família e responsável pelo mercado do Brasil. Ele veio para apresentar algumas informações da sua vinícola e também provarmos alguns vinhos, como o Castelgiocondo Brunello di Montalcino DOCG 2007, feito 100% de Sangiovese e que mostra todo o talento da Frescobaldi para fazer vinhos bem típicos desta Denominação de Origem.

castelgiocondo_brunello_2008_spallaO Castelgiocondo é um vinho muito potente tanto no nariz quanto na boca. Alguns podem dizer que está ainda jovem. Eu não posso discordar completamente, mas só guardaria se eu tivesse duas (ou mais garrafas), porque ele me pareceu bem interessante de ser bebido já, mesmo tendo “poucos” anos de vida, considerando-se um Brunello desta qualidade.

No nariz traz aquelas frutas bem conhecidas que fazem a gente pensar se são as bem maduras ou as em geléia (e que confusão boa). Na boca tem toques até levemente picantes e defumados, que chamam uma boa comida para acompanhar. Massas com molhos vermelhos, um belo polpetone ou até mesmo um queijo parmesão bem curado podem ser um bom acompanhamento para esse Brunello.

É, de Chianti a Brunello, de Sangiovese a Merlot, os vinhos da Frescobaldi mandam muito bem. E se quiser ver mais posts sobre vinhos Frescobaldi, clique aqui).

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>