Casado Morales Crianza 2008

casado_morales_header

Semana passada tive uma boa surpresa. Chegou para mim o Casado Morales Crianza 2008, um vinho que é importado pela CultVinho, uma importadora especializada em vinhos espanhóis. Boa surpresa porque eu tive bastante contato com o pessoal há uns dois anos e depois, nem sei porque, não falei mais com eles, mas sempre admirei o portfólio. Lembro-me de ter ido a uma degustação onde provamos uns 6 rótulos e todos eram muito bons, cada um na sua faixa de preço, no seu contexto. Lembro-me também de ter inclusive comprado alguns vinhos que eles tinham em ótimo preço.

casado_morales_crianza_2008E como eu não sou de deixar um bom vinho espanhol esperando para ser aberto, tratei de provar esse, que é feito na Rioja Alavesa, com 90% de Tempranillo e 10% de Graciano. O resultado é um vinho encorpado (passa 14 meses em barrica de carvalho), com notas de frutas e de madeira, mas o mais legal é que aparecem alguns toques de especiarias, como canela, por exemplo. Na boca é potente, mas tem bastante acidez, deixando o vinho interessante. É daqueles que chamam para o próximo gole.

Eu abri esse vinho para acompanhar um belo hamburger de picanha, daqueles altos e suculentos, feito com queijo, um pouco de molho barbecue, uns tomates e só. Foi muito bem, mostrando que o vinho é bem versátil e que não precisa ser uma parrilla argentina para acompanhar. Aliás, eu até diria que comidas mais leves também vão bem com ele, sem precisar ser algo muito intenso, nem muito temperado. E no final eu ainda tinha um golinho para provar com uns queijos e com um bom parmesão não vai mal. Vale a pena.

Esse, como eu disse, é importado pela CultVinho e custa menos de 100 reais na importadora. Para um Crianza de qualidade como esse, está num bom preço. Dá para beber agora ou até guardar mais uns 2 anos tranquilamente.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Um comentário

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>