Canepa Finisimo Cabernet Sauvignon combina com filé ao molho mostarda?

Como faço em praticamente todos os finais de semana, estava pensando no que fazer para o almoço. É o dia que, por ter mais tempo, eu posso fazer meus experimentos culinários. E também como sempre acontece, é impossível de pensar na comida sem pensar em qual vinho vai ser bebido. Confesso que na maioria das vezes eu faço a comida de acordo com o vinho que eu escolhi e não o contrário. Pois bem, já tinha escolhido o meu vinho e parti para a harmonização.

Canepa Finisimo Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2009 foi a pedida do dia. Como o vinho tratava-se de um Cabernet Sauvignon chileno que eu não conhecia, eu tinha duas opções: partir para algo mais tradicional (afinal de contas, eu já considero Cabernet Sauvignon chileno algo tradicional) ou tentar ousar um pouco. Aí comecei a pensar e pensar e resolvi dar uma olhada no site do produtor, o Canepa. E quando abro o site, dou de cara com essa imagem aí ao lado, sugerindo exatamente esse vinho com um filé ao molho de mostarda.

A conspiração dos deuses deve ser sempre respeitada e tenho certeza que Baco deu um sorrisinho maroto ao ver minha cara de espanto diante do site. Aí não tinha outro jeito: saí em busca dos ingredientes para fazer o tal prato para harmonizar.

Prato feito, vinho aberto e harmonização pronta: o vinho mostrou que tem poder pra aguentar a mostarda, com toques de chocolate, madeira e fumo no nariz. Na boca tinha bastante tanino e toques até adocicados. Acho que essa potência na boca que aguentou a mostarda. Não é uma harmonização que eu recomendaria de cara, sem pensar muito, até porque não acho que ficou “perfeito”, mas o vinho aguentou bem e não fez feio. Aliás, depois fiquei pensando sobre qual outra harmonização eu faria e não é algo fácil de se achar, pois pela sua potência, é preciso pensar em um prato à altura. E depois pensei sobre qual outro vinho eu harmonizaria com esse prato e também não consegui chegar a uma conclusão, mostrando que talvez a sugestão da vinícola não seja em vão.

Sei que comprar Cabernet Sauvignon chileno não é fácil, devido à quantidade e variedade disponível no mercado, mas esse é um que vale ser considerado. Com um preço em torno de 70 reais, pra mim vale quanto custa.

O Canepa Finisimo é vendido pela Wine.com.br.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

4 Comentários

  1. 1
  2. 2
  3. 3

    Daniel, acho que dei azar com este vinho, pois achei ele ruim. Como vc e o Silvestre o elogiaram, vou dar uma segunda chance. Boa matéria, que abriu o apetite. Mazzei

  4. 4

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>