CampoTinto #Uruguai2017

home2

Em minha viagem ao Uruguai em Outubro/2017 eu visitei pela primeira vez a Bodega&Posada CampoTinto, que fica em Carmelo. Um lugar super bacana e que parece que foi “escondido” por tempos e agora está sendo descoberto. O pessoal está inclusive reformando a área de degustação para turistas, mas mesmo com salas ainda vazias, dá pra sentir o clima do pessoal de lá.

Eles vieram da produção de vinhos de mesa e estão agora fazendo vinhos finos. Dentre os que eu provei, achei interessante o Medio Y Medio, que é um clássico uruguaio e que nada mais é do que a mistura de vinho branco com espumante. No caso deles, estão fazendo algo mais “premium”, pois conta a história que esse era um drink feito com vinhos bem ruins, para talvez esconder os defeitos dos dois. No caso do Medio Y Medio da Campotinto, é uma bebida levemente doce e gaseificada, que dá pra se beber litros se estiver distraído.

Vale a visita para provar os vinhos, mas também para almoçar ou se hospedar na Pousada, que tem preços que variam bastante de acordo com a estação. Veja mais no site deles em http://posadacampotinto.com/.

bodega4

Vinhos degustados:

Campotinto Viognier 2016
Aromático, mas com um certo aroma vegetal, que confere uma coisa diferente ao vinho.
Moscatel de Hamburgo 2017
Acabou de ser engarrafado. Tem um dulçor bem pequeno no final, mas não é tão doce quanto os Moscatéis tradicionais. Bom para fazer drinks
Tannat Reserva 2015
Aromas de ameixas e frutos negros bem aparente. Na boca tem um toque de acidez um pouco mais acentuado, que mostra que o vinho pode ter mais tempo em garrafa.
Tannat Gran Reserva 2015
Muito encorpado e até com toques mentolados.
ícono 2015
É escolhido entre as 24 parcelas e é vinificado separadamente. Passa 100% em barricas e tem ainda mais concentração. O rótulo traz o ano da safra mas não informa qual é a parcela.
Um abraço
Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>