Camigliano Santantimo “Campo Ai Mori” 2006 – Cabernet Sauvignon da terra da Sangiovese

A Camigliano é uma vinícola que fica em uma das regiões mais famosas do mundo – Montalcino.

Lá se planta Sangiovese, uma uva que dá vinhos potentes, raçudos e muito apreciados por enófilos do mundo todo. Infelizmente, por conta do preço, não conseguimos beber tão frequentemente, mas se você tiver oportunidade de provar um Rosso di Montalcino ou um Brunello di Montalcino vai ver como são vinhos fantásticos.

Mas não é só Sangiovese que tem por lá. Há também uvas internacionais como a Merlot e a Cabernet Sauvignon. E é de Cabernet Sauvignon que é feito o Camigliano Santantimo “Campo Ai Mori” 2006.

E como aqui no Brasil a gente bebe muito Cabernet Sauvignon, mas principalmente do Chile e Argentina, é legal provar um que é feito no Velho Mundo, pra ver algumas diferenças interessantes.

É um vinho que não nega a procedência e vem com um DNA italiano que agrada muito. Aromas de pimentão, pimenta, ameixa se mesclam na taça, formando um conjunto complexo, mas que ao mesmo tempo dá pra identificar de forma fácil cada um deles.

Na boca é muito potente e como tem bastante acidez e taninos, precisa de uma boa comida pra harmonizar. Carnes gordurosas, molhos à base de tomate, queijos amarelos envelhecidos, pesto e até comidas apimentadas vão bem com ele.

A diferença dele para os Cabernet Sauvignon do Chile, por exemplo, é que tem aromas muito mais para madeira, terra, couro e menos para as frutas mais adocicadas. Se você gosta desse estilo de vinho, o Santantimo Camigliano vai ser uma boa.

E o preço? 93 reais (pela Casa Flora). Para um vinho italiano, de boa qualidade e diferente, eu acho que está bem pago. E você?

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>