Cachos de Oro 2009 – um vinho exuberante


O Chile é um país realmente diversificado em relação aos vinhos. E mesmo que você já tenha bebido muito vinho chileno (de todas as categorias), não vai ser difícil se surpreender com algum deles.

Eu sempre me surpreendo. E fico contente com isso. Foi assim com o Cachos de Oro 2009, um vinho do novo projeto chamado Leyendas de Família, lá do Valle do Maule, que está vindo para o Brasil com importação pela Casa do Porto.

Cachos-de-OroO Cachos de Oro tem esse nome por conta da lenda do Touro de chifres dourados. Tem 50% de Cabernet Sauvignon e 50% de Carmenere e passa um bom tempo por madeira. É um daqueles vinhos chilenos encorpados, potentes e ao mesmo tempo elegantes.

Nesse vinho você vai encontrar as notas tradicionais de pimentão, toques de pimenta negra, defumados, frutas vermelhas adocicadas, mas vai encontrar também um ponto legal, que é a vocação gastronômica, que em geral os vinhos desse porte não tem.

Gostei dele para acompanhar uma carne com um pouco de gordura na grelha e até com alguns molhos como o barbecue ele se deu bem. E ele tem uma boa acidez, então a gente não “cansa” dele tão fácil. Na verdade, matar a garrafa em duas pessoas não é uma tarefa difícil (e muito menos desagradável).

Então se você é fã de vinho chileno e gosta de conhecer mais sobre esse país, está aí uma boa dica. E depois ainda dá para provar o top da casa, que eu não conheço mas fiquei curioso. Chama-se Magia Negra e tem Cabernet Sauvignon, Carmenere, Cabernet Franc e Malbec. Se você provar, me conta.

Um abraço

Daniel Perches


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *