Cabernet Sauvignon do Chile definitivamente não é tudo igual

cabernet_header

Como em todos os tipos de negócios, no vinho também temos muitos eventos. Nós que escrevemos sobre essa bebida participamos de degustações constantes para conhecer novos rótulos, provar safras novas, fazer verticais (vários vinhos de mesmo rótulo e safras diferentes), e etc. Podemos até, de vez em quando, cair em uma mesmice, mas aí aparecem degustações como essa, para fazer a gente pensar (e repensar) o que sabe sobre determinada uva, país ou tipo de vinho.

E foi assim a degustação que o famoso crítico de vinhos chileno Patricio Tapia (autor do Guia Descorchados) fez na Casa do Porto. O tema era  Cabernet Sauvignon Top do Chile.

Neste dia provamos 19 vinhos (que você poderá ver abaixo), todos às cegas e organizados por regiões pelo Patricio Tapia. O resultado vai muito além de notas dadas para cada um dos vinhos (que com certeza varia de degustador para dedegustador): é a certeza de que o Chile é um grande produtor de Cabernet Sauvignon e tem grandes diferenças entre os vales. Enquanto encontramos mineralidade nos que estão próximos à costa, percebemos corpulência nos que ficam “Entre Cordilheiras” e um certo frescor nos que ficam mais próximos dos Andes.

Degustar acompanhado dos comentários do Tapia é sem dúvida um ótimo aprendizado, mas os vinhos, em alguns momentos, falam por si. Caso esteja interessado em conhecer mais sobre o tema, a tabela abaixo reúne excelentes rótulos. Uma ótima seleção feita em conjunto com o Péricles, da Casa do Porto, que é um grande conhecedor do assunto. Aliás, se estiver em São Paulo e quiser dicas legais, vá até a Casa do Porto e bata um papo com ele. Aposto que sairá de lá sabendo um pouco mais.

Laberinto

Ribera del Lago

2006

Maule

Erasmo

Reserva del Caliboro

2007

Maule

Magia Negra

Leyendas de Familia

2009

Maule

Manso de Velasco

Miguel Torres

2009

Curicó

Le Dix

Los Vascos

2002

Colchagua

Sideral

Altair

2006

Cachapoal

Pircas de Liguai

Perez Cruz

2010

Maipo

Albis

Haras de Pirque

2004

Maipo

Chacai

William Fevre

2009

Maipo

Lazulí

Aquitania

2005

Maipo

Principal

Viña Principal

1999

Maipo

Marques Casa Concha ED

Concha y Toro

2010

Maipo

Intriga

Montgrass

2010

Maipo

Casa Real

Santa Rita

2007

Maipo

Domus Aurea

Quebrada Macul

2008

Maipo

Enclave

Ventisquero

2010

Maipo

Almaviva

Almaviva

2011

Maipo

Chadwick

Viñedo Chadwick

2010

Maipo

Don Maximiano

Errazuriz

2010

Aconcagua

E aí, dessa lista, qual você escolheria como melhor?

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Um comentário

  1. 1

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>