Barca Velha 2000 – o mito

Barca Velha 2000

Se você está se aventurando pelo mundo dos vinhos há algum tempo e já pesquisou sobre os ícones no mundo, provavelmente já se deparou com o Barca Velha. Esse vinho é considerado “o melhor de Portugal” por muitos e não é por menos. A sua história é longa e a sua fama muito grande. Produzido no Douro pela Casa Ferreirinha (que também tem uma história muito bacana), é feito só em anos especiais.

E em uma de minhas viagens, quando eu estava em Portugal (mais especificamente no Porto) eu estava no hotel e meu companheiro de viagens e sommelier super experiente Diego Arrebola me alertou que no cardápio do Hotel tinha o Barca Velha 2000 pela bagatela de 145 EUR. Obviamente é um preço alto, mas só para ter uma idéia, esse vinho custa em torno de R$ 1.200,00 no Brasil, na importadora Zahil.

Barca Velha 2000Como uma criança que encontra um pote de doces escondidos, eu não tive dúvidas e comprei o vinho e trouxe para beber com alguns amigos no Brasil.

E como sempre digo, esses grandes vinhos não precisam de descrições aromáticas ou de informações sobre acompanhamentos. Tenho certeza que quem for comprar um Barca Velha vai saber com o que harmonizar.

Só posso deixar aqui o meu relato de que o vinho é realmente fantástico e merece toda a fama que tem. Acho que ainda estava jovem (bebi no final de 2013), mas eu não me arrependo de ter bebido agora. Gostei dele potente, intenso, com um final na boca que parecia que não acabava nunca.

Então fica a dica para quem está a fim de conhecer grandes vinhos: junte alguns amigos e divida o valor da garrafa. Eu faço isso com outros 3 companheiros. Uma garrafa dividida por 4 pessoas dá para provar tranquilamente e depois você pode abrir outros vinhos mais simples, para complementar o jantar.

E se eu voltar a Portugal e encontrar de novo essa barganha, não tenha dúvidas que comprarei. E acho que dessa vez, duas garrafas. Melhor eu já ir guardando dinheiro.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Um comentário

  1. 1

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>