Arnaldo B. Gran Reserva 2009

etchart_header

Nem só de Mendoza vive a Argentina. É fato que essa região é a mais conhecida e que quando se pensa em vinho daquele país, Mendoza é o primeiro nome que vem à cabeça, mas há outras regiões muito interessantes, como Salta, onde fica a Bodega Etchart, que faz esse vinho, o Arnaldo B. Gran Reserva.

Eu já estive em Salta e mais precisamente em Cafayate, que é bem onde eles ficam. Além de seco e desértico, o local é bastante alto e não é à toa que no site eles falam sobre “Vinos de Altura”. Lá é bem alto mesmo e um dos lugares de maior altitude onde se planta vinho no mundo. Aliás, chegar lá não é fácil. É preciso desembarcar em Salta e ainda viajar de carro por estradas sinuosas por umas 2 ou 3 horas para chegar em Cafayate, mas vale a pena.

arnaldo_B_2009Salta é famosa pelos seus vinhos feitos com a uva Torrontés (Veja alguns posts sobre essa uva aqui), mas também produz vinhos tintos, que aliás, me agradam bastante. Acho que o malbec de lá não é tão pesadão quanto o de Mendoza e tem um pouco mais de acidez.

E vai Malbec nesse vinho de hoje. É um corte de Malbec, Cabernet Sauvignon e Tannat, que deixou o vinho potente e um pouco “nervoso”. Ele também tem uns aromas que ressaltam o álcool, então o melhor é deixar esse vinho resfriar um pouco e beber a uns 15 graus mais ou menos.

Mas na boca, apesar de também aparecer um pouco o álcool, ele tem uma boa acidez e até um toque mineral interessante. Esse eu bebi com uns petiscos, acompanhando um filme. Como o dia estava frio, deu para ir bebendo o vinho devagar e se esquentando com ele. Foi interessante.

Há também outros vinhos da Etchart, inclusive o Torrontés, que eu preciso provar. Se alguém conhecer, me manda informações.

Um abraço

Daniel Perches

 

You Might Also Like

Um comentário

  1. 1

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>