Anthonij Rupert Cabernet Franc 2005

anthonij_rupert_header

Na semana passada estive em um almoço memorável, quando foi lançado o Cape Wine Auction 2014, um leilão que promete vir para arrebentar. Quem curte e se interessa pelo assunto (e obviamente tem dinheiro para investir nisso), é bom ficar ligado. Assim que receber mais informações, eu posto aqui. No Brasil, a Qual Vinho? está responsável por isso.

Mas o que aconteceu foi que nos reunimos para um brinde coletivo em 6 continentes, regado obviamente a bons vinhos. No Brasil o lugar escolhido foi a Vinheria Percussi e um dos vinhos foi o Anthonij Rupert Cabernet Franc 2005.

Eu nunca tinha bebido nada dessa vinícola, que é famosa e com certeza corresponde a tudo o que falam dela. Esse Cabernet Franc, apesar de ser 2005, parecia muito novo, tanto na cor, no nariz e na boca. Chocolate, baunilha e frutas em conserva foi o que deu para identificar no meio de um monte de aromas que vinham e iam, numa dança legal. Na boca é impressionante, com muito tanino e aquele final que parece nunca terminar.

anthonij_rupert_cabernet_franc_2005É um vinho que eu acho que nem é tão fácil de harmonizar, porque realmente é bem intenso, estruturado. Mas obviamente isso não foi obstáculo para nós, que tínhamos pratos como um fusili ao molho de abruzzo (que foi muito bem) e um cassoulet (que nem foi tão bem assim). O que importa é que o vinho fez bonito, mostrando que poderia inclusive ser guardado por muito mais tempo.

Vinhos da África do Sul (de qualidade) vem ganhando destaque no mercado brasileiro e com razão. Por lá produzem vinhos fantásticos e que merecem a nossa atenção. E como eu estou trabalhando em uma pauta de Cabernet Franc, para mim foi ainda mais interessante, porque deu para ver como essa uva se comporta naquele país.

Também gosta de Cabernet Franc? Então veja os outros posts sobre essa uva aqui.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

2 Comentários

  1. 1
  2. 2

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>