Antares Ilia Mourvedre 2008

lampadias_rose_header

Eu gosto muito da uva Mourvedre. É uma uva não muito comum e que talvez nem todo mundo conheça, mas sempre que bebo um vinho feito com ela, fico animado para provar mais e conhecer mais e na última seleção da Winelands veio uma caixa de vinhos da Grécia e o Antares Ilia 2008 estava lá.

Vi que era Mourvedre e deixei ele guardado para uma boa ocasião. Como esse dia não chegava nunca, resolvi abrir num domingo à noite para acompanhar bruschettas mesmo. Aí eu esqueci qualquer regra de harmonização e parti para o “gosto do vinho e gosto da comida”, que aliás, na maioria das vezes que faço isso, tenho boas surpresas.

Antares Ilia MourvedreE já que estou falando de vinho grego, eu sempre penso naquele país como produtor de algo mais leve, com cores mais claras e aromas mais delicados. Nada disso nesse vinho, que é intenso na cor, nos aromas e nos sabores.

Frutas negras, madeira e toques de chocolate no nariz e na boca. Assim é o Antares. O final dele é daqueles saborosos, que deixam a gente querendo mais. Não posso dizer que foi a melhor harmonização com a bruschetta, mas de qualquer forma, como eu disse, já nem esperava muito disso. O que importa é que o vinho e a comida estavam boas. Ruim não ficou,mas também não foi o ideal. E quando isso acontece, eu uso a minha técnica de “comer / beber um copo de água / beber o vinho”. Fazendo isso dá certo! Aliás, deixo aqui essa dica para quando a sua comida não harmonizar com o vinho. É só você aproveitar o vinho e a comida separadamente. Pode testar e verá que não é uma má idéia.

Mas o mais legal foi ver que tem vinho grego bem potente também. E sigo aprendendo, para a minha felicidade, com vinhos bons.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>