Amelia Chardonnay 2011

Ataulfo Alves fez a música que tornou a Amelia conhecida nacionalmente. Não tem quem não lembre dessa música. E beber esse vinho sem lembrar da música é praticamente impossível.

Eu lembrei e não pude deixar de fazer um paralelo com a música. O vinho Amelia, produzido pela Concha Y Toro é um Chardonnay com muito caráter. Antigamente o vinho chileno copiava o que os Estados Unidos faziam e se você provar um vinho Amélia mais antigo vai ver que tem muito mais madeira e era pesadão. Agora querem fazer algo mais leve, delicado e que traga mais frescor.

O truque nesse caso foi fazer algo como na Borgonha, mantendo os tanques bem frios na hora da fermentação. Isso ajudou a dar mais toques de flores e frutas ao vinho.

O Amelia 2011 é assim: no nariz é fresco e tem um leve amanteigado. Na boca aparece um pouco da madeira principalmente no final, mas não é enjoativo. É um vinho para se beber num dia quente, apreciando com calma e se tiver um bom camarão ou lagosta para acompanhar, com certeza você será feliz.

Se Amelia era a mulher de verdade, o Amelia é o vinho da nova essência do Chile. Deu?

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>