Amarone Villa Mattielli 2006

A Itália é realmente fantástica. É possível encontrar vinhos extremamente diferentes, saindo de uma região para outra, sem grande esforço. Mas é fato para mim que uma das melhores regiões é a do Veneto, onde se produz o Amarone (e o Ripasso e o Valpolicella também).

Os Amarones têm uma magia que para mim, nenhum outro vinho italiano tem. Os Barolos são fantásticos, os Brunellos, Chiantis e etc têm seu grande valor, mas um bom Amarone deixa qualquer um maravilhado (pelo menos é o que eu penso).

E depois da minha vista à região de Valpolicella, quando pude provar diversos Amarones, eu confesso que fiquei ainda mais fã desses vinhos. De lá eu trouxe o Amarone Villa Mattielli 2006, um vinho que provei durante a viagem e me encantei. A idéia era guardar essa garrafa por mais tempo, mas a vontade de provar novamente foi maior do que a força para guardá-lo. Então, em um belo domingo, depois de preparar um risoto de cogumelos e um ojo de bife na chapa, abri a minha garrafa.

Mattielli-Amarone-RiservaSim, eu sei que os mais fervosoros vão dizer que a harmonização não é a recomendada (e realmente não ficou das melhores), mas o fato é que eu tinha já definido que abriria e pronto. Aí, a harmonização fica em segundo plano.

O Villa Mattielli Amarone 2006 é um vinho fantástico. Com aromas que passam pelo xarope, madeira molhada, balsâmico e frutas em conserva, é um deleite para os narizes mais apurados. Na boca, apesar de seus 16 graus de álcool, é bem equilibrado e traz a doçura que eu espero de um bom Amarone.

Depois de algumas tentativas com a comida, decidi que realmente não daria certo. Almocei e depois parti para a minha “sobremesa” com um queijo parmesão curado, que esse sim foi super bem com o Amarone. Para mim, refeição perfeita.

Esse ainda não está no Brasil e nem sei o preço que chegaria por aqui, mas é um para ficar de olho. Um dia chega.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>