Amalia Brut – o espumante grego

Provar vinhos e espumantes de países exóticos é algo que me agrada muito. Infelizmente perdi de conhecer alguns russos na última ExpoVinis, mas tudo bem.

Dessa vez me apareceu esse espumante grego vindo da seleção mensal da Winelands. Produzido pela vinícola Tselepos com a casta autóctone (que significa que é uma uva originária daquele país) chamada Moschofilero, é um espumante bem interessante, porque foge do convencional.

amalia_brutNo nariz ele tem um floral muito forte, que se sobressai a qualquer aroma de fruta que possa ter. Me lembra um pouco a Torrontés, mas de longe. Na boca ele é relativamente seco (eu até gostaria que fosse mais seco, mas sou tendencioso nesse aspecto) e tem um final que deixa um toque floral também, mas diferente do que se sente no nariz. Bacana, por sinal.

Eu provei esse espumante sozinho e depois com um aperitivo que era uma linguiça apimentada. É fato que ele tem o seu charme ao ser bebido sozinho, mas eu gostei muito dele como acompanhamento (de novo, posso estar sendo tendencioso).

O fato é que é muito legal conhecer vinhos e espumantes de países diferentes. Eu já bebi outros vinhos da Grécia – veja todos aqui – e gostei. Acho que o pessoal sabe bem o que está fazendo por lá e por mais que a gente não tenha muito contato com os vinhos gregos, eles têm uma boa tradição e fazem coisas legais. É preciso entendê-los, pois algumas vezes são um pouco “diferentes” do que estamos acostumados.

Esse, para quem curte espumante floral, é um prato cheio.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

2 Comentários

  1. 1

    Apreciador de vinhos, me encanto com esses artigos, leio todos eles porém, quais seriam os procedimentos para adquiri-los?

  2. 2

    Dary, em todos os posts você encontra o nome do importador. Clique em cima deste nome e você irá para o site deles e poderá comprar.
    Abraços e boa degustação.
    Daniel

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>