Aluzé DOC 2010

quinta_Pessegueiro_header

Fizemos recentemente um Winebar com os vinhos da World Wine, para falar sobre o evento deles, o World Wine Experience 2013, que terá como tema a Península Ibérica. O pessoal decidiu apresentar só vinhos desses dois países, o que para nós consumidores é algo bem interessante, porque podemos provar com calma e conhecer um pouco mais sobre os vinhos, regiões e as particularidades de cada uma delas. Tem muitas coisa para aprender sobre esse tema. Esses países têm um histórico muito antigo na produção de vinhos e o que não falta é história. Vale a pena se aprofundar um pouco pois é uma “viagem” muito gostosa.

aluze_DOCE deste dia do Winebar eu trouxe o Aluzé DOC 2010 para casa, para provar com calma. Um vinho da Quinta do Pessegueiro feito no Douro, na região mais famosa de Portugal, com uma mistura de Vinhas velhas 20%, Touriga Nacional 35%, Touriga Francesa 30% e Tinta Roriz:15%. E para quem não está familizarizado com o termo, Vinhas velhas é o que o pessoal chama quando não sabe ao certo o que tem de uva por lá, pois antigamente não se separava as castas como fazem hoje em dia. E dava certo (aliás, há quem defenda que o melhor é deixar tudo misturado mesmo0).

O Aluzé é um vinho muito bacana, porque ele é muito fácil de beber. Tem aquele toque de frutas frescas no nariz e na boca é fresco, com boa acidez e um final bem macio e saboroso. Como é leve e tem uma passagem rápida por madeira, não é pesadão, daqueles que precisam de comida mais potente. Dá para beber o Aluzé acompanhando um prato leve. Eu diria até que dá para beber esse vinho de entrada, com petiscos.

Com um preço abaixo dos 100 reais, ele está numa média legal dentro dos que eu tenho bebido de Portugal. Nem caro e nem uma grande compra, mas justo.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>