Altazor 2008 – o vinho top da Undurraga

Sempre digo que falar de vinho top é fácil. Mas ao mesmo tempo que é fácil, porque a gente só tem elogios a fazer, é também difícil, porque eu acredito que cada vinícola faz seu vinho top (ou ícone) com o intuito de se diferenciar.

E aí é que está o problema: falar que o vinho tem diversos aromas, tem corpo, taninos potentes, etc, é chover no molhado, ou seja, é falar o que é óbvio.

E quando eu bebi o Altazor, que é o vinho top da Undurraga, lá do Chile, eu pensei nisso. O que esse vinho tem de diferente dos outros vinhos tops que eu já bebi, principalmente do Chile.

Para mim, o Altazor (Carbernet Sauvignon, Carmenere, Syrah, Carignan , Petit Verdot) é elegante sem precisar ser pesado. Ele tem um balanço de aromas e sabores, junto com os taninos, que faz com que você beba o vinho já pensando no próximo gole, sem enjoar do excesso de madeira ou de qualquer outra característica que possa fazer com que você fique menos entusiasmado a cada gole.

O Altazor é um vinho que dá para beber em duas pessoas, com uma boa comida e terminar a garrafa sem grandes dificuldades. Isso, aliado aos seus aromas e sabores, que obviamente são de excelente qualidade, é o que diferencia ele de alguns outros tops.

O meu Altazor foi harmonizado com um bom hamburger “gourmet”, que eu preparei na churrasqueira. E se alguém aí achar que foi um sacrilégio colocar o Altazor para harmonizar com hambuger, precisa certamente rever os conceitos, tanto de harmonização quanto de hamburger, porque esse lanche pode chegar a pontos de sofisticação tão altos quanto um bom prato de restaurante.

Sim, o hamburger é digno do Altazor. E vice-versa.

Toda a linha Undurraga é importada pela abflug.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>