Adega Musical ao Vivo com Manoel Beato e vinhos Cesari no Baretto

Manoel Beato é Sommelier do Fasano, bastante conhecido no Brasil (e no mundo) e um cara que conhece muito de vinho. Mas além disso é um cara muito divertido e que realmente consegue falar sobre vinhos para todo mundo. Vale a pena ouvir ele explicar sobre o que vai beber, porque com certeza você vai confirmar o que eu estou dizendo.

E ele tem um programa na rádio chamado Adega Musical, onde harmoniza vinho e música e agora está lançando um evento que achei muito interessante, que é o Adega Musical ao Vivo. Ou seja, ele vai fazer tudo ao vivo, servindo os vinhos do italianos do famoso produtor Cesari e escolhendo as músicas que combinam com as bebidas lá no Baretto (que também é do Fasano).

Evento muito bacana. Acho que vai valer a pena. Abaixo tem mais informações sobre o esquema e sobre os vinhos.

 

image002BACO E SINATRA, DEUSES DE BONS MOMENTOS
O produtor Cesari, da importadora MaxBrands, participa do Adega Musical ao Vivo, o evento de músicas e vinhos idealizado por Manoel Beato

(Abril, 2013) Muito além de carnes e queijos, o universo da harmonização de vinhos é mais infinito do que a imaginação alcança. Geralmente ligados a bons momentos e memórias que guardamos juntas ao coração, os vinhos traduzem em aromas e sabores as melhores coisas da vida, como encontros, viagens e, porque não, uma boa música.

Para servir de guia em uma sensacional harmonização de músicas e vinhos, o grande sommelier Manoel Beato promove a primeira edição do Adega Musical ao Vivo, inspirado em seu famoso programa de rádio, no qual cada rótulo aberto é fonte de inspiração musical ao maestro Beato, que dá a deixa à banda para transportar todos os presentes em uma viagem extrassensorial.

O evento acontece na segunda-feira, dia 29 de Abril, a partir das 20h, em um dos locais mais charmosos de São Paulo, o Baretto (Hotel Fasano). Todos os vinhos escolhidos por Manoel Beato para este evento são do produtor italiano Cesari, da importadora MaxBrands, uma das mais conceituadas vinícolas da região do Veneto. As músicas serão escolhidas na hora pelo sommelier, que instrui o trio (Nelson Ayres no piano, Teco Cardoso no sax e flauta, e Luca Raele na clarineta) e cria sua peculiar mágica.

Os vinhos de Cesari a serem degustados são:

Bosan Amarone Della Valpolicella DOC
De um rubi profundo, é um dos mais premiados e bem conceituados vinhos de Cesari. Já foi considerado por diversos críticos o melhor vinho tinto do mundo, e hoje é definitivamente um dos melhores – quiçá o melhor – vinhos tintos da Itália. Seu aroma apresenta frutas escuras em compota, toques terrosos e de fino couro, além de notas de chocolate e um elegante tostado. Na boca, mostra-se muito equilibrado, encorpado e persistente, com ótima concentração de sabores e taninos maduros.

Amarone Della Valpolicella Classico DOC
Intenso e aveludado, este vinho encorpado de tom rubi intenso apresenta aromas de frutas maduras e cereja, com taninos persistentes. Um vinho elegante, que envelhece por três anos em carvalho esloveno e francês. O Amarone, cuja forma de produção remonta do Império Roman, é feito a partir do appassitamento das uvas, ou seja, frutas que atravessam as semanas frias do inverno em mesas de bambu e perdem até 40% de seu peso, concentrando mais cor, aroma, açúcar e nutrientes.

Ripasso Mara Valpolicella Superiore DOC
Sua cor rubi, de reflexos claros e límpidos, dá o tom deste vinho deliciosamente equilibrado e estruturado, com notas de fruta madura e compota de frutas do bosque, além de um final longo e persistente. Os vinhos “Ripasso” duplamente saborosos, já que passam por uma segunda fermentação em uvas previamente utilizadas para a produção do Amarone.

Jèma Corvina Veronese IGT
Um varietal excepcional de Corvina Veronese, este vinho apresenta tom de púrpura brilhante, com aromas de frutas vermelhas e cerejas, além de tonas de cacau e café torrado. Na boca, tem paladar suave, completo, equilibrado e de excelente persistência. Traz consigo toda a identidade da região do Vêneto, conhecida principalmente pelo romantismo de suas cidades, como Veneza e Verona, e sua diversidade cultural.

Recioto Della Valpolicella DOC
Dono de uma bela cor rubi, o rótulo de sobremesa tem aroma de frutas caramelizadas (figo e cereja) e tostado, além de notas de especiarias e chocolate. Na boca, encontra um bom equilíbrio entre a doçura bem dosada e a acidez refrescante. Apresenta extraordinária maciez, taninos finos e maduros, boa concentração de sabores, corpo pleno e longa persistência.

Adega Musical / Serviço:
Onde: Baretto – Rua Vittorio Fasano, 88 – Jardins
Quando: 29/04, às 20h
Valor: R$ 240 (por pessoa)
Capacidade: 70 pessoas
Reservas: adegamusical1@gmail.com / (11) 9.8708-0168
Musicos: Nelson Ayres (piano), Teco Cardoso (saxofones e flautas) e Luca Raele (clarineta)
Vinhos Cesari: Amarone Bosan, Amarone Classico, Ripasso Mara, Jèma e Recioto

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>