Achaval-Ferrer Malbec 2010

Estive na Achaval-Ferrer em uma de minhas visitas a Mendoza, na Argentina. Gostei muito do lugar, que é bem bonito e charmoso. A história deles é interessante também. Seis sócios se juntaram para fazer vinhos de alta qualidade. E conseguiram. Os vinhos (principalmente os tops) da Achaval-Ferrer são realmente obras de arte da viticultura e enologia.

A linha deles que vem para o Brasil é relativamente pequena, ficando em 4 ou 5 rótulos, mas se você for visitá-los, poderá provar vinhos que só tem por lá. Lembro-me até hoje de uma garrafa de Petit Verdot que sorriu pra mim, mas por algum motivo, no dia, eu não comprei. Se arrependimento matasse…

E nessa visita também soube que eles mudariam de importador, mas ainda não podiam falar qual seria a nova empresa representante dos seus vinhos no Brasil. Agora já sabemos, pois a Inovini está fazendo um road-show por diversas cidades para apresentar seu novo produtor.

E numa dessas apresentações eu provei o Achaval-Ferrer Malbec 2010. Um vinho que podemos considerar “de entrada”, ou seja, um dos seus mais básicos. E quando falamos em básico, para a Achaval-Ferrer esse conceito é um pouco diferente, pois esse vinho já é bem complexo. Produzido 100% com a uvs Malbec, de vinhedos de 3 lugares diferentes, esse vinho é bem expressivo. Tem aqueles aromas típicos da Malbec, que lembram um pouco o floral, junto com as frutas vermelhas. Logo que servido ele solta um aroma forte de barrica, mas que com o tempo desaparece, deixando leves toques de chocolate e baunilha.

Achei que ele tem um pouco de álcool a mais, o que pode incomodar os mais sensíveis e sem dúvida é algo que precisa ser combatido pela comida. Eu diria que uma boa carne grelhada seria a melhor companhia.

Com um valor em torno de 90 reais, como eu disse, não tem muita coisa de “básico”, mas tem bastante qualidade.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

2 Comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>