Achaval-Ferrer Finca Bella Vista 2008

achaval-ferrer_header

Quando o assunto é Malbec da Argentina, parece que não tem fim o número de rótulos que a gente precisa conhecer. Em uma reunião com os amigos da Qual Vinho? eu provei esse Achaval-Ferrer Finca Bella Vista 2008, por conta do lançamento do Cape Wine Auction 2014, um leilão que vai ser bem bacana, com rótulos de respeito.

A Achaval-Ferrer é uma vinícola boutique de Mendoza. Por lá se faz só vinho de qualidade (veja aqui tudo o que já falei sobre a Achaval Ferrer) e desde os mais básicos até os tops, só tem coisa boa por lá.

O Finca Bella Vista é um Malbec 100%, de vinhedos antigos, de baixo rendimento. Com isso se faz um vinho de alta concentração, tanto no nariz quanto na boca.Apesar de ser um vinho de 2008, ou seja, não muito velho, essa garrafa especificamente teve um comportamento bem “interessante”. Quando foi servida, eu achei que tinha muito álcool e estava um pouco estranha até. 1 hora depois, melhorou e começou a mostrar alguns aromas. 2 horas depois os aromas simplesmente desapareceram e eu achei que o vinho tinha morrido. Mas como eu não desisto fácil, eu levei a garrafa para casa (estava pela metade) e guardei para o dia seguinte.

achaval_ferrer_bella_vista_2008E para a minha alegria, o vinho melhorou muito. Aí sim apareceram aqueles aromas de fruta em compota, flores e um toque mais adocicado. Bebi com calma e fui apreciando o vinho devagar e os aromas não iam embora nunca.

E como os testes tinham começado, eu resolvi ampliar e deixei um pouco para o dia seguinte (2 dias depois) e o resultado foi ainda mais surpreendente, quando o vinho mostrou-se com toques de chocolate, baunilha e um fundo balsâmico, que eu até fiquei em dúvida se não era algo de oxidado, mas não, o vinho estava fantástico e o último gole foi bebido com um misto de “eu sabia” com “que pena que acabou”.

É, a Achaval-Ferrer, como eu já sabia, não brinca em serviço. Se você duvida, pode tirar a prova.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>