Abadia Retuerta Cuvée El Palomar 1999

abadia_retuerta_header

Em 2012 estive em Portugal para uma visita à região dos Vinhos Verdes. Cheguei no Porto e depois que parti para a parte mais norte do país (que é ali pertinho). E numa das tardes livres eu passei pelo El Corte Inglés, uma loja enorme que tem bons vinhos, com uma adega bem legal, que cuida bem da boa quantidade de rótulos diferentes.

E lá achei esse Abadia Retuerta Cuvée El Palomar 1999, um vinho relativamente antigo, que tem as safras mais jovens sendo importadas pela Península Vinhos no Brasil.

Como não é comum achar uma safra mais antiga assim, comprei e trouxe. E o vinho estava guardado desde então, esperando uma boa ocasião para ser aberto. E como eu já sei que a ocasião é a gente que faz, eu abri em um domingo, para acompanhar um risoto de caponata de beringela com uma carne. Nada de especial e talvez o grande ator do dia fosse realmente o vinho.

cuvee_palomar_1999Vinho aberto e alegria estampada no rosto! O vinho estava espetacular, ainda muito vivo, não parecendo nem um pouco ter a sua idade (quase 15 anos).

Feito com Tempranillo e Cabernet Sauvignon na Tierra de Castilla Y León, esse esbanja vitalidade. No nariz ele mistura uns toques muito bacanas de tabaco, baunilha e chocolate. Na boca tem uma ótima acidez, corpo na medida, nada de álcool sobrando e um final com um toque de fruta confitada que é o máximo.

Não saberia dizer ao certo se esse vinho está no seu auge ou não, mas posso afirmar que a minha garrafa estava na medida que eu gosto, com um pouco de evolução, mas ainda bem vivo.

Acompanhou os pratos muito bem, mas pra falar a verdade, eu gostei mais é de beber ele sozinho mesmo.

Bela escolha. Próxima vez que eu tiver oportunidade de comprar safras antigas desse produtor, vou fazer um estoque maior ainda. Se quiser ver o site da Abadia Retuerta, clique aqui. Eles agendam visitas e têm até um hotel.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>