A Itália cervejeira e algumas dicas para se dar bem com as birras


Quando pensamos em Itália (principalmente aqui no Blog), muito provavelmente, o que logo vem à mente são suas pizzas, massas e principalmente o vinho. Mas o que eu nem me dei conta (apesar de já ter sido alertado por amigos cervejeiros) é que o país também é um dos amantes da boa cerveja. Recebi esse “roteiro” do pessoal do Clube do Malte – (www.clubedomalte.com.br), que achei legal compartilhar.

Segundo eles, a Itália é considerada emergente no ramo cervejeiro. Nos últimos 20 anos teve um crescimento absurdo, além de possuírem uma forte cultura de homebrew. Para ter uma ideia em números, a Itália é um país aproximadamente 27 vezes menor que o Brasil e enquanto temos em média 600 cervejarias, entre grandes e pequenas, por lá já são mais de 1300 microcervejarias.
As cervejas italianas são caracterizadas pelos ingredientes locais que utilizam geralmente especiarias, pelo uso de acondicionamento ou maturação em madeira e também pelo apelo visual das garrafas e rótulos, que de maneira geral são bonitos e muito atrativos.
Entre suas muitas cervejarias, algumas são destaques e para te deixar mais por dentro do cenário cervejeiro italiano, selecionamos cinco cervejarias que vale, não só conhecer suas histórias e seus rótulos, como também uma visita em uma viagem cervejeira pela bela Itália.

Uma das principais é a Le Baladin, que nasceu em 1996 na cidade de Piozzo. As visitas ocorrem somente aos domingos, previamente reservadas. O Tour pelo mundo Baladin começa a partir da Praça de Piozzo, passando pelos lugares que criaram a história da cervejaria. A visita segue para o pub, onde tudo começou e onde você descobrirá a história de como Teo Musso, proprietário e cervejeiro, um apaixonado pela cerveja artesanal, decidiu começar sua aventura neste mundo. Depois você conhecerá a Bodega Baladin, que anteriormente abriu a produção e agora é o lugar onde as cervejas muito especiais são envelhecidas em barris de madeira. A jornada continua se deslocando alguns quilômetros para descobrir a cervejaria, a arte de produzir cerveja artesanal e as mensagens que a Baladin, através de seus produtos, quer transmitir aos fãs. Qualquer um que queira parar para o almoço pode fazê-lo no pub em Piozzo, também mediante reserva. A maioria das visitas são feitas diretamente por Teo, mas para saber sobre sua agenda nas visitações é necessário confirmar com a cervejaria.

A Birrificio Del Ducato é também uma cervejaria com grande destaque no mercado italiano, é hoje a microcervejaria italiana mais premiada no mundo. Localizada em Soragna, Itália, começou sua história em 2007, na pequena cidade de Roncole Verdi, na região de Parma. Devido ao empenho, ousadia e criatividade dos sócios Giovanni Campari e Manuel Piccoli, a cervejaria Del Ducato conquistou premiações nacionais e internacionais, como os sete prêmios que ganhou no European Beer Star, no ano de 2013. Atualmente a cervejaria exporta 15% da produção, com crescimento de 80% no faturamento anual. Com certeza uma visita a essa grande cervejaria italiana deve fazer parte do seu roteiro.

Outra Birra (como a cerveja é chamada na Itália), que merece destaque é a Montegioco. A cervejaria leva o nome da aldeia homônima onde está localizada, no Val Grue, a poucos quilômetros de Tortona, uma antiga região que faz divisa com Piemonte, Ligúria, Lombardia e Emilia Romagna. Uma terra muito fértil que, além de uvas de alta qualidade, dá vida à cereja Bella di Garbagna, ao pêssego Volpedo e ao perfumado morango Tortona. Frutas muito utilizadas pela cervejaria em suas produções, o que traz a cerveja o quesito regionalidade. A aventura dessa cervejaria começou na primavera de 2005, quando um armazém antigo foi transformado em uma microcervejaria moderna. Hoje possui mais de 20 rótulos em seu portfólio. Além da experiência em conhecer a Montegioco, você poderá apreciar o pitoresco vilarejo onde ela está localizada.

Para fechar a lista, selecionamos a Cervejaria Lambrate, localizada no coração do bairro de Lambrate, em Milão. A cervejaria, que desde 1996, produz cerveja não pasteurizada e não filtrada, é também pioneira do movimento italian craft beer. Conta hoje com mais de 20 cervejas, entre colaborativas, sazonais e de linha. Além de uma visita a cervejaria, você ainda pode conhecer o bar da Lambrate, na Via Adelchi e o Pub Restaurante, na Via Golgi. E, como você já vai estar em Milão mesmo, vale muito a pena incluir em seu roteiro uma busca particular por bares, pubs e cervejarias da cidade. Essa é uma experiência que, sem dúvida, trará muitas descobertas em sua viagem.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *