A importância do rótulo para a cerveja (e para o vinho)

Acho que muita gente já sabe, mas é sempre bom lembrar: o rótulo, seja para o vinho ou para a cerveja (ou na verdade para qualquer produto), é MUITO IMPORTANTE para ajudar – ou atrapalhar – as vendas.

Um bom rótulo não só vende mais como fideliza e posiciona o produto.

Recebi a informação abaixo de um estudo feito com cervejas e replico para que os amigos que produzem vinho possam pensar mais nisso. Não tenho dúvidas de que dá certo.

CERVEJAS ARTESANAIS: O RÓTULO PERFEITO

Estudo encomendado pela Avery Dennison comprova que rótulos diferenciados tem papel fundamental na decisão de compra.

O mercado de cervejas artesanais, além de promissor, é envolvente. A criatividade, em todos os processos que envolvem a produção desta bebida, que é a segunda mais consumida no mundo, está presente desde a definição dos ingredientes e percepção do aroma diferenciado, até a comunicação do seu rótulo, em que o design e qualidade definem e garantem a decisão de compra pelo consumidor na gôndola.

Um estudo conduzido pela Package Insight na Universidade de Clemson, EUA, encomendado pela Avery Dennison, líder global em soluções de materiais autoadesivos para rótulos e comunicação visual, comprovou que o impacto dos rótulos de cervejas artesanais nas gôndolas definem a compra do consumidor. “A maioria das marcas de cervejas artesanais só tem a prateleira para conversar com os clientes. Pensar no rótulo que vai atrair o seu público é um dos principais fatores no planejamento de vendas, além da qualidade da própria cerveja, é claro, em que os microcervejeiros precisam pensar antes de lançarem seus produtos no mercado”, explica Fabiana Wu, gerente de desenvolvimento de negócios da Avery Dennison.

Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que regula o setor, revelam que o Brasil possui hoje cerca de 610 microcervejarias e mais de 7.500 rótulos. Para Fabiana, apesar do boom de cervejarias artesanais nos últimos anos, segundo nosso estudo, o mercado não mostra sinais de desaceleração, já que o consumo vem aumentando. “As micros e pequenas cervejarias estão se espalhando por todas as regiões e conquistando um público que procura por um produto de qualidade superior, e isso significa que há muito mais para crescer”.

Materiais campeões

Pelo estudo da Package Insight, o filme transparente prendeu a atenção dos clientes por 20% mais tempo. Além disso, os materiais que tiveram melhor desempenho em chamar a atenção dos participantes foram o filme brilhante, seguido pelo folheado de madeira (33% de pessoas com 30 anos ou mais preferem esse tipo de rótulo) e logo depois o metalizado, esse último traz um aspecto mais premium.

Sobre a Avery Dennison

A Avery Dennison (NYSE:AVY) é líder global em materiais autoadesivos, funcionais e soluções para rotulagem para o varejo de moda. As aplicações e tecnologias da empresa estão presentes, integralmente, nos produtos utilizados pela maioria das indústrias. Com operações em mais de 50 países e 25.000 colaboradores ao redor do mundo, a Avery Dennison atende a clientes das áreas de embalagem para consumo, comunicação visual, logística, moda e saúde.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>