Você coleciona suas rolhas?


corkMuitos amantes do vinho têm o hábito de colecionar rolhas. Eu também faço isso. Tenho uma pequena coleção e confesso que gosto muito de ficar olhando lá o meu potinho “crescendo”.

Eu guardo as rolhas num “vaso” de vidro, que quando enche, vai para um recipiente maior.

É muito comum ver restaurantes, wine bars e lojas de vinhos fazendo até decorações com rolhas. Eu acho que fica bonito e interessante.

No Pasquale, restaurante muito gostoso em Pinheiros (São Paulo), eles fizeram um “teto de rolhas” em cima da mesa de frios. Aliás, se você for lá, não deixe de pedir o queijo burrata e a lingüiça da casa. Fantásticos.

Na World Wine, importadora que fica nos Jardins (também São Paulo), eles construíram uma parede de rolhas.  Na verdade é uma caixa de vidro que vai sendo preenchida com rolhas. Já existem milhares lá e ainda está bem baixinho. Vai ficar muito legal quando estiver completa.

As rolhas realmente fascinam e despertam até paixões nos apreciadores de vinhos. Recentemente li um livro muito interessante sobre rolhas: “To Cork or Not to Cork”. Ainda não tem em português, mas quem tiver interesse de conhecer a história dessa fascinante tampa de vinhos, vale a pena.

Bem, continuo com a minha coleção, que inclusive crescerá um pouco nesse feriado. Não sei exatamente o que farei com elas. Quem sabe um dia não viram a parede de um dos cômodos?

E você, coleciona rolhas?

Abraços

Daniel Perches


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *