Scaia Rossa IGT 2007


scaia_rossa_igt_2007Mais um vinho comprado por uma questão peculiar. Mas não se engane, pois apesar da uva ser algo diferente nesse vinho (é feito com a uva Corvina), o que mais me chamou a atenção foi que esse vinho tem rolha de vidro.

Como já falado aqui, a rolha de vidro não é fácil de ser encontrada, talvez até pelo seu preço. Interessante vir nesse vinho, que não é tão caro assim (em torno de 60 reais na importadora Grand Cru, em São Paulo).

Mas vamos ao vinho, que também é bastante interessante e vale alguns comentários. Esse IGT do Veneto, na Itália,  tem uma coloração rubi muito bonita, com algum halo de evolução, mas muito pequeno. O vinho é jovem e bem brilhante.

No nariz, bastante fruta fresca com um toque floral bem suave e gostoso, trazendo um aroma de campo. Pra quem gosta de “viajar com o vinho”, parece aqueles campos que vemos nos filmes, cheios de flores de várias cores, que exalam um aroma de todas as flores misturadas. Muito suave e sedoso.

Em boca, mostrou uma boa vivacidade, mas sem grandes exaltações. Confesso que esperava mais, depois dos bons aromas exalados. O tanino não é tão macio, deixando um leve toque de amargor no final, mas tem uma boa acidez, que acaba compensando.

Enfim, é um vinho que pode ser bebido com uma boa comida típica italiana.  Ainda acho que o maior diferencial desse vinho é a sua rolha de vidro, mas pode ser que eu não tenha bebido muitos feitos com a uva Corvina. Vale a reflexão.

A Tenuta Santo Antonio, produtora desse vinho, também engarrafa seus vinhos brancos com rolha de vidro. Ainda não provei, mas pretendo fazer em breve. Espero que dessa vez, o vinho supere a rolha.

Abraços

Daniel Perches


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *