100 Barricas de Chile. O vinho colaborativo

100_barricas_header

Olha só que interessante essa idéia do pessoal do Chile. Juntaram 100 vinícolas para fazer um vinho único. Isso é o que podemos chamar de vinho colaborativo de verdade. A ideia é simples (mas acho que a logística não foi tanto). Cada uma das vinícolas participante deveria fazer uma barrica de Cabernet Sauvignon 2011. Depois juntariam todas elas e fariam o blend final. O resultado foi muito bacana: um vinho singular, que reflete toda a diversidade, riqueza e potencial de criatividade enológica do Chile.

Vinho-Top-Winemakers-100-Barricas-do-Chile_bxDas vinícolas boutiques às maiores e mais conhecidas, pertencentes a 12 Vales do Chile, como Concha y Toro, Haras de Pirque, Laberinto, El Principal, Palo Alto, San Pedro, Vestisquero, Tarapacá, Montgras, Vistamar, J.Bouchon entre muitas outras, estão neste projeto. Cada uma contribuiu com 1% da criação do vinho.

100 Barricas do Chile foi liderado por Rafael Prieto, diretor da Top Winemakers, partindo de uma ideia complexa que resultou em um ano de trabalho para eleger e selecionar o que há de melhor em cada vinícola. Fruto de um pouco de loucura e muita coragem, um projeto de alto risco e que nunca foi realizado no mundo, resultou em um novo estilo de vinho Cabernet Sauvignon chileno.

Mais do que aromas, sabores ou harmonizações, eu acho que esse vinho tem que ser provado pensando no Chile como um todo. Eu bebi ele sem nenhum acompanhamento. Só pensando em todo processo de montagem para chegar no produto final. Foi bem prazeroso. Recomendo.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>